quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Meninos da Flauta Mostram Talento no Centro da Cidade

No dia 23/12/2012, os meninos da oficina de flauta da COMUNIDADE BOM PASTOR fizeram uma apresentação no centro de Aracaju.
Os meninos que tiveram seu talento revelado pela Comunidade, foram levados algum tempo depois pelo professor da nossa oficina Alessandro de Jesus, para participar do projeto Talentos de Aracaju, realizado pela Escola de Artes Valdice Teles da qual também é professor.

Confira trechos da matéria feita pelo site da prefeitura de Aracaju sobre a apresentação:

Público

A apresentação musical começou às 16h, período em que os calçadões estavam lotados de consumidores em busca dos últimos preparativos para o Natal, e com canções como ‘Carinhoso’, ‘Além do arco-íris’ e ‘Noite Feliz’, os músicos, munidos apenas de um trombone e de uma flauta transversal e acompanhados por um teclado, conseguiram levar emoção a quem não esperava essa surpresa em pleno centro comercial.

“Eu estou completamente emocionada. Esses meninos acabaram de tocar ‘Brincar de Viver’, que é a música da minha vida. Não tem como não parar para ouvir o que eles estão tocando porque são músicas belíssimas e que todos conhece.
Essa é uma iniciativa maravilhosa e, por mim, teriam apresentações como essa todo mês”, revela a dona de casa, Maria Aparecida Gomes.

Motivação

Segundo o regente do grupo, o Prof.º Alessandro de Jesus, os músicos que tocaram no calçadão, ainda que continuem estudando na EOAVT, já podem ser considerados músicos profissionais. Eles são advindos de comunidades carentes da capital e encontraram seu talento na música há seis anos atrás, primeiro em projetos de seus bairros, depois foram levados ao Projeto ‘Talentos de Aracaju’, realizado pela Escola de Artes.

“Eu comecei dando aulas através de um projeto missionário  da Comunidade Bom Pastor no bairro Coqueiral e hoje grande parte dos meus alunos ainda estão comigo.
Foi a música e o ato de ensinar a eles que me realizou como profissional e mostrou a todos que o talento pode surgir de qualquer lugar, sem discriminação. E hoje estamos aqui, em pleno calçadão, mostrando às pessoas como a arte nos ajudou ao mesmo tempo que com ela ajudamos agora estas pessoas, emocionando-as ou simplesmente relaxando-as”, revela o Prof.º Alessandro de Jesus.


A reportagem original e completa você pode conferir aqui: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=48752






terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Por que ir aos pobres e para quê?

Porque ir aos pobres - PARTE 6


"...Então, por que realiza sinais? Era a sua compaixão misericordiosa, ou melhor, eram os empobrecidos que lhe dissuadiam, que minavam a sua resistência, era a dor e sofrimento deles que o forçava a render-se e realizar os sinais que não quereria.
Portanto, a única coisa que minava a resistência de Jesus em realizar sinais era o sofrimento e a miséria dos seus irmãos. Dessa forma, para escândalo da sociedade da sua e da nossa época e de muitas religiões do nosso tempo, Jesus revela a imagem de um Deus frágil, quebrado, rendido, capaz de mudar seus planos e decisões diante da dor e do sofrimento dos seus filhos e filhas.
Eis a imagem do Deus de Jesus tão incompatível com a do deus das religiões, das seitas e dos movimentos midiáticos do nosso tempo, que nos apresentam um deus forte, poderoso, ufanista, monetarista, que infantiliza e ludibria os seus filhos e filhas satisfazendo-lhe todos os desejos.
Ao afirmamos que Jesus realizou curas, milagres e exorcismos, impõe-se algumas outras questões: De que forma Jesus via empobrecidos? Qual era a condição para render-se, para ceder aos apelos dos empobrecidos e não infantilizá-los, mas dignificá-los com sua atitude compassiva?
A sociedade do tempo de Jesus era gravemente excludente, embora muito menos que a nossa. Pasmem, portanto a gravidade e o grau de exclusão da atual sociedade, como também o grau de dureza dos nossos corações, haja vista o grau de miséria e sofrimento que nos cercam. Eis, portanto o nível de insensibilidade, de indiferentismo, de individualismo cego a que chegamos. Estamos com os corações petrificados, eis a razão por que há tão poucas conversões e tanta miséria no mundo. É ai que aparece a impotência de Deus..."

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal - Comunidade Bom Pastor



Essa é a nossa mensagem de natal para todos, que 2012 seja um ano repleto de paz, saúde e fraternidade.
Que o verdadeiro sentido do Natal nunca se apague e possamos vivenciá-lo por toda nossa vida.
Tivemos um ano dificíl, mas passamos ao lado dos que precisam, e estamos felizes por isso.


Um Feliz Natal a Todos

Comunidade Católica Bom Pastor

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Fotos

A Comunidade Bom Pastor tem feito um trabalho muito bonito e importante: A Equipe da Missão Bom Samaritano conseguiu tirar novas certidões de nascimento para moradores de rua da cidade de Aracaju, o trabalho foi dificíl já que muitos vieram de outros estados.




Na Comunidade do Coqueiral, a Associação Bom Pastor promoveu em parceriacom o CRAS/Coqueiral e SENAC Curso de Corte e Costura para as mulheres da região, Confiram:




Já na Semana da criança, a Comunidade promoveu muitos momentos de cultura e diversão para as crianças do Coqueiral. Entre as atividades houve apresentação de teatro, e visita ao Sesc da cidade de Nossa Senhora do Socorro, Confiram:

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Por que ir aos pobres e para quê?


Hoje, assim como em todas as segundas-feiras,iremos postar mais um trecho do texto de Carlos Barbalho:
Porque ir aos pobres - PARTE 6

"...Se Jesus houvesse se apresentado como Deus ao povo judeu, ou se tivesse vivido uma dualidade divino-humana não poderia ser referência, nem modelo de seguimento. Ele não poderia dizer ao seus seguidores: “Aprendam de mim” e o povo não poderia tê-lo como exemplo de vida. Facilmente diriam: “Ah, ele conseguiu tal feito porque era Deus e eu sou um ser humano”; “Para ele era fácil perdoar e ser compassivo, afinal ele era Deus”. Como poderiam seguir a um Deus ou semi-Deus? Portanto, Jesus esvaziou-se da sua divindade e revestiu-se da nossa humanidade. É a plenitude da vivência da sua humanidade que o faz Deus.
Se realizasse sinais espetaculares como queriam os fariseus, sua humanidade sucumbiria diante da divindade e assim lhe seria impossível atrair seguidores e despertar-lhes a fé e a compaixão.
Seguramente conseguiria ser seguido por multidões, porém não motivada a segui-lo no seu modo de vida, nem para acolher sua palavra fundamental, mas apenas para receber dádivas, curas, exorcismo, ou por pura curiosidade a fim de ver os sinais espetaculares. Jesus não fez da dor e do sofrimento do seu povo um meio de fazer espetáculo de cura, exorcismo, milagres, tão pouco de ganhar fama, poder, dinheiro, prosélitos, sequer de ganhar seguidores.
Jesus resistia em realizar sinais e não produziu bens religiosos, pois estes tornam os seus consumidores dependentes tanto do bem produzido, quanto de quem os produz. Essa atitude de dependência geraria nova escravidão e servidão e o que Ele queria e quer é criar um Reino/Sociedade de homens e mulheres livres..."

Comunidade Bom Pastor

Durante muito tempo, nós falamos sobre nossos projetos sociais e a nossa vocação para com os pobres, e para deixá-los um pouco mais por dentro do assunto, revelaremos aqui nossas atividades semanais tanto no coqueiral como na Missão Bom Samaritano.

  • Segunda-Feira -  Formação
  • Terça-Feira   - Grupo de Mulheres do Coqueiral c/ Vânia
                               -Missão Bom Samaritano  com moradores de rua
  • Quarta-Feira  - Grupo de Mulheres do Coqueiral c/ Ceiça 
                               -Oficina de Flauta do Coqueiral c/ Alessandro
  • Sexta-Feira   -Oficina de Flauta do Coqueiral c/ Alessandro

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Natal 2011 - Comunidade Bom Pastor





Somos a Comunidade Bom Pastor, estamos há 31 anos trabalhando inspirados no Evangelho, buscando promover vida digna e abundante para as pessoas que estão à margem da sociedade. Ao longo desses trinta e um anos de existência contribuímos de forma efetiva para a inclusão social de um sem número de pessoas.
Para isso sempre contamos com a colaboração de muitas pessoas. Este ano queremos contar, mais uma vez, com a sua valiosa contribuição para promovermos um Natal especial para as pessoas que participaram dos nossos  projetos durante o ano.
Programação:
- 10/12/2011, Natal do Coqueiral das 9 às 14h;
- 16/12/2011,  Natal do Grupo de Terceira Idade
- 18/12/2011, Natal dos Moradores de Rua.
Durante essas festividades será oferecido um almoço e cestas básicas para 100 pessoas. Reuniremos, também, as crianças para um dia de lazer e entrega de brinquedos.
Para que esse sonho de partilha aconteça precisamos da sua colaboração através da sua contribuição e da sua presença para colaborar nos serviços.  Toda colaboração será de grande valor para nós, para a comunidade do Coqueiral e para os moradores de rua, experimentar um natal inesquecível.
Certos e certas de que todas as coisas concorrem para o bem daqueles e daquelas que amam a Deus, despedimo-nos agradecendo desde já pela sua valiosa colaboração.

Aracaju, 28 de novembro de 2011.

Atenciosamente,


Comunidade Bom Pastor.